O Bruxismo e a Qualidade de vida.

Apesar do nome esquisito, o bruxismo não tem nada a ver com bruxaria ou feitiçaria.


Na verdade,o termo “bruxismo” é caracterizado pelo ato de apertar ou ranger os dentes, que pode ocorrer de maneira consciente ou inconsciente, durante o sono ou em vigília em adultos e crianças.


Possivelmente, a disfunção está ligada a fatores genéticos, a situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca, por exemplo.

Muitas pessoas não têm consciência que possuem o distúrbio e só descobrem quando consultam um dentista, que identifica sinais de desgaste nos dentes.







As consequências do bruxismo são:

· Desgaste do esmalte dentário e até mesmo da dentina;

· Quebra dos dentes e próteses;

· Sensibilidade dentinária;

· Dor e mobilidade dos dentes;

· Dor facial devido à força com que os músculos maxilares são pressionados;

· Dor de cabeça;

· Fadiga facial geral;

· Dor na articulação temporomandibular.



Sinais do bruxismo:

1- Pessoas próximas a você, já relataram que escutaram sons ou baralhos altos de ranger de dentes durante o sono.

2- Dor na musculatura facial durante o ato da mastigação, quando se ingere alimentos duros, ou dor na musculatura logo ao acordar.

3- A superfície dentaria sofre desgaste e se torna plana e mais sensível.



Tratamento

Os portadores de bruxismo devem procurar a ajuda de um dentista para determinar a causa do problema. O dentista pode recomendar o uso de placas oclusais para evitar a pressão ou o ranger de dentes durante o sono. Além disso, o dentista pode sugerir formas de reduzir o estresse e, portanto, o nível de bruxismo. Você pode também evitar alimentos como chocolate e bebidas que contenham cafeína e álcool. Sera indicado pelo seu dentista alguns exercícios para relaxar os músculos maxilares durante o dia.



O bruxismo não possui cura, mas devido aos avanços da medicina existem diferentes tratamentos para cada tipo do transtorno, visando oferecer qualidade de vida ao paciente.


#dicasClinicaInova

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
logo whats 2.png