O que são implantes dentários?

Implantes dentários são estruturas de suporte, normalmente constituído de titânio, posicionadas cirurgicamente no osso abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias perdidas, o que possibilita a reabilitação da estética e função de um ou mais dentes.


Como funcionam os implantes dentários?

A técnica utilizada para fazer a reabilitação através do uso do implante, é chamada na verdade de "reabilitação por prótese sobre implante", e consiste na colocação de um dente artificial, produzido na maioria dos casos com porcelana, sobre o implante instalado no local onde houve a perda de um ou mais dentes.

O tratamento é feito em três etapas:

- Avaliação, durante a primeira consulta, o dentista avaliará as necessidades individuais do paciente e solicitará alguns exames complementares, tais como radiografias, tomografias e exames de sangue.

- Instalação do Implante, após o planejamento criterioso realizado pelo cirurgião dentista, é feita a instalação do implante de titânio. Ele será fixado no tecido ósseo do paciente. Em alguns casos uma coroa provisória poderá ser usada para restabelecer a estética imediatamente após a colocação do implante.

- Prótese, o tratamento é finalizado com a colocação da prótese dentária, ela poderá ser colocada imediatamente após a instalação do implante ou, na maioria dos casos, tardiamente após constatada a osseointegração do implante, neste caso, o tempo de espera varia entre 4 a 6 meses. As próteses podem ser unitárias, Protocolo ou Overdenture, a indicação dependerá do número de dentes que serão substituídos.





- Implantes unitários ósseo integrado: É a melhor opção para reposição, quando há ausência de um único dente, já que a intervenção é feita somente na região do dente perdido sem afetar os dentes vizinhos. Evita ainda a reabsorção óssea que ocorreria nessa região se o implante não fosse colocado para substituir o dente perdido. Com o implante os dentes vizinhos permanecem intactos, não ocorre perda óssea e a prótese é presa somente no implante, o que possibilita a utilização do fio dental como em um dente natural.


- Prótese Protocolo: Prótese total implanto suportada, fixada sobre 4 a 8 implantes em média, este tipo de prótese é parafusada e retirada apenas pelo seu dentista, é uma prótese que confere boa estética e é a melhor opção para quem pretende fugir da dentadura. Pode ser produzida em resina ou porcelana.



- Prótese Overdenture: Prótese total removível sobre implante, este tipo de prótese é mais barata que a prótese Protocolo porque exige a utilização de menos implantes (2 a 4 em média) e é confeccionada em resina. Esta prótese é semelhante a uma dentadura convencional sem a presença de material no palato (céu da boca), porém permanece fixa através de encaixe sobre o implante, conferindo a esta, mais estabilidade e retenção. Esta prótese pode ser retirada pelo paciente e por isto a sua higienização é facilitada.



Para ser tomada a decisão de qual tipo de prótese é mais indicada para o paciente, alguns fatores devem serem levados em consideração. Condição sistêmica, quantidade de dentes ausentes e principalmente a quantidade e qualidade óssea, além de custo benefício ao paciente.

Gostou das dicas, ou ficou com alguma duvida? Entre em contato agora conosco, será uma satisfação poder atendê-lo.


#dicasclinicainova

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
logo whats 2.png