TÉCNICA DE ESCOVAÇÃO E O USO DO FIO DENTAL.

Uma técnica adequada de escovação é o primeiro passo para manter dentes e gengivas saudáveis. E ainda ajuda a reduzir o risco caries dentarias e doenças periodontais, que são umas das maiores causas de perda dentaria.

Antes de se começar a escovação, devemos verificar duas coisas: se a sua escova dentaria possui cerdas macias, e se o creme dental apresenta uma quantidade de flúor indicada para sua idade.

Para escovar os dentes corretamente, passe pelo menos dois minutos usando uma técnica de escovação recomendada, incluindo 30 segundos de escovação em cada quadrante da boca em todas as escovações. Se você tiver um relógio por perto, sera muito útil para acompanhar o tempo de escovação.


Lembre-se de utilizar sempre uma baixa quantidade de creme dental.


Posicionando a escova de dente

A maneira de segurar a escova de dente depende da parte do dente que você está escovando.

1 Passo: Comece com as superfícies externas e internas, escovando em um ângulo de 45 graus com movimentos pequenos e envolvendo meio dente por vez, seguindo a linha da gengiva. Não deixe de alcançar seus últimos dentes.

2 Passo: Passe para as superfícies de mastigação. Segure a escova em uma posição horizontal e escove para frente e para trás pelas superfícies.

3 Passo: Ao chegar nas superfícies interiores dos seus dentes da frente, gire a escova no sentido vertical e use movimentos suaves para cima e para baixo com a ponta da escova.

4 Passo: Não deixe de escovar suavemente a linha da gengiva.

5 Passo: Escove sua língua em movimentos de varredura de trás para a frente, para remover partículas de alimentos e ajudar a remover bactérias que causam o mau hálito.



Após a escovação é sempre necessário complementar com o uso correto do fio dental.


Técnica adequada de uso do fio dental

Use cerca de 45 centímetros de fio dental, para ter um pedaço limpo de fio dental para usar em cada dente durante o processo de limpeza;

Dobre o fio dental no formato da letra C e deslize de cima para baixo nas laterais de cada dente;

Não se esqueça de passar o fio dental nas partes de trás dos seus dentes do fundo, nos lados esquerdo e direito, em cima e em baixo.



Tornar rotina o habito de uma boa escovação e o adequado uso do fio dental, vão reduzir drasticamente a incidência de carie e doenças periodontais, mantendo sempre o seu halito fresco e sem a presença da placa bacteriana.


#dicasClinicaInova

2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
logo whats 2.png